You will discover on this page our worldwide actuality focus on our last technology news, product innovation and new projects

wind_energy_geomet.jpg

LIDANDO COM AS DEMANDAS DE ENERGIA EÓLICA

11/07/2012

O GRUPO NOF METAL COATINGS tem desenvolvido revestimentos anticorrosivos com camada de baixa espessura fornecendo às empresas eólicas em todo o mundo uma alternativa de proteção aos fixadores.

A tecnologia de anticorrosivos a base de flocos de zinco que o grupo vem desenvolvendo há mais de 30 anos é usada em uma escala global. Mas por que o setor de energia eólica está interessado nesta tecnologia desenvolvida pela NOF METAL COATINGS GROUP ? Michel Almosnino, Engenheiro Químico responsável pelo mercado de energia eólica na NOF METAL COATINGS EUROPE na França explica: "O mercado de energia eólica é uma das indústrias mais  dinâmicas onde nossa tecnologia de anticorrosivo em flocos de zinco em base aquosa é reconhecida pela sua eficiência por parte dos profissionais europeus e internacionais do setor. Trata-se de um mercado em rápido crescimento, com capacidade instalada que aumenta de 25% a 30% anualmente em todo o mundo. " A ação de revestimentos anticorrosivos é de fato essencial em grandes estruturas mecânicas, tais como as turbinas eólicas, cuja fixação de diferentes elementos juntos fornece uma instalação com segurança e integridade. Michel Almosnino acrescenta que: "em uma turbina eólica de 1 megawatt, há cerca de 5 toneladas de parafusos."

Em que consiste esta inovação?

O elemento estrutural de uma turbina eólica, a nacela, montada na parte superior do mastro ligada ao rotor pelo concentrador, é a casa dos componentes mecânicos e pneumáticos, bem como alguns componentes elétricos e eletrônicos necessários para seu funcionamento. Os fixadores correspondentes, cujo diâmetro está entre 24 e 64 mm, estão sujeitos à tensões mecânicas, físico-química e condiciões climáticas e devem estar protegidos. Graças às suas formas de proteção anticorrosiva (proteção por barreira, proteção catódica galvânica e passivação) já demonstrados nos setores automotivos, de caminhões, transporte ferroviário e equipamentos para construção, o revestimento em flocos de zinco Geomet ® atende a esses requisitos.

Em relação ao controle de coeficientes de atrito, o GRUPO NOF METAL COATINGS desenvolveu com diversos fabricantes de turbinas eólicas um sistema alternativo com agentes lubrificantes usados geralmente ao apertar e desapertar parafusos. Consiste em um topcoat PLUS ® XL lubrificado, assegurando que as funções tribológicas necessárias para a montagem de parafuso e porcas com o Geomet® 500, fornecem uma proteção anticorrosiva de pelo menos 1000 horas de salt spray de acordo com a norma ISO 9227. Dois laboratórios, um francês e o outro espanhol,  testaram e validaram as propriedades anticorrosivas e tribológicas. 5 montagens / desmontagens são simuladas sem alterar as propriedades. O resultado é uma redução dos custos de montagem. Michel Almosnino detalha: "Devido a este sistema, o coeficiente de atrito é muito baixo, variando entre 0,06 e 0,09. O torque é, portanto inferior, tornando assim a montagem e desmontagem mais fáceis, particularmente durante as operações de manutenção. O coeficiente de atrito é um parâmetro essencial para controlar a integridade das juntas parafusadas.

A situação geográfica dos parques eólicos faz parte dos fatores que devem ser considerados. Em torno dos grandes lagos americanos, por exemplo, onde as temperaturas de inverno são muito baixas, o prejuízo sofrido pelas peças não é o mesmo que os sofridos nas turbinas eólicas marítma. Alguns testes específicos devem ser implementados. Na França, o Instituto de Corrosão em Brest, filial francesa do Instituto de Corrosão Suéco, certificou os revestimentos do GRUPO NOF METAL COATINGS.

Processos de aplicação exigem conhecimentos

Vale lembrar que, antes de serem revestidas, as peças são desengraxadas e jateadas (e não  decapadas a fim de evitar a fragilização por hidrogênio).
O sistema anticorrosivo Geomet ® 500 + PLUS ® XL é um revestimento inorgânico, em base aquosa composta de flocos de zinco e alumínio sem crómio.

A aplicação do topcoat PLUS® XL após o Geomet®500 já auto-lubrificado reduz substancialmente o coeficiente de atrito para valores que sejam apropriados ao sector eólico.
O topcoat PLUS® XL permite, por um lado, assegurar as funções tribológicas necessárias  para o conjunto de porca/parafuso e, por outro lado, evitar uma etapa adicional de lubrificação que é usada de forma frequente e cara. De acordo com as normas, as peças são revestidas com uma película muito fina, cuja espessura está entre 8 e 10 µm. O último passo do processo de aplicação consiste na secagem e cura do revestimento.

O produto (compostos químicos) / associado aos processos de aplicação não podem ser desvinculados. A NOF METAL COATINGS dedica substanciais recursos para o desenvolvimento de novas possibilidades de aplicação. Os aplicadores licenciados fornecem a sua experiência e conhecimento sobre os processos de aplicação industrial.

Os parques eólicos terrestres ou marítimos estão crescendo, em particular nos Estados Unidos, China, Índia e na Europa, especialmente na Espanha, Alemanha e Reino Unido com a energia eólica marítma. Graças a sua organização global,o GRUPO  NOF METAL COATINGS é capaz de acompanhar essas mudanças, trazendo sua experiência no campo de proteção anticorrosiva de baixa camada.

Para maiores informações e qualquer questionamento técnico, entre em contato com o Sr. Michel Almosnino (desenvolvimento não automotivo) e-mail: michel-almosnino@nofmetalcoatings.com ou pelo telefone: +33 (0)3 44 64 63 62

Faça o download do artigo publicado

Other news

Corporate Video

03/10/2017

Innovation links us together!